skip to Main Content
Lixadeiras Makita Para Marcenaria
(Post atualizado em: 09/02/2017)

Há uma fase importantíssima do trabalho em marcenaria: o acabamento. É neste momento que a identidade do produto feito é construída, é neste momento que ele ganha vida e deixa de ser só um remendo de peças de madeira ou MDF.

Mas qual tipo de lixadeira elétrica utilizar? Você sabe que se usar um modelo errado poderá retirar muito mais material que o necessário? Se usar um modelo muito leve, ficará o dobro do tempo trazendo e levando a máquina para todo lugar.

 

Atualmente, Lixadeiras elétricas, seja a bateria ou com fio, são a forma mais fácil e rápida de deixar uma madeira lisa e pronta para receber camadas de tinta, cera ou de outros produtos de para protege-la. O preço de lixadeiras orbitais, por exemplo, é extremamente baixo e também ajuda a popularizar o equipamento.

Lixadeira vertical

Uma ferramenta na qual a Makita é referência, a lixadeira orbital tem um design diferenciado. Com punho semelhante a uma furadeira, também com um punho lateral, a lixadeira orbital permite uma empunhadura ideal para lixar superfícies e bordas e cantos. Proporciona conforto e mais controle diminuindo a fadiga e dores na mão.

Um ótimo equipamento para lixar e desbastas granito, placas de vidro, metal e metal pintado. também se aplica em marcenaria, se bem que talvez alguns outros modelos

Lixadeira Vertical Makita GV5010

Potência : 440 watts
Rotação : 4500 rpm
Disco de Borracha : 120mm
Disco de Lixa : 125mm
Dimensões(C x L x A): 200 x 74 x 181mm
Peso 1,2kg
Emissão de vibrações: 2.5 m/s²
Incerteza K: 1.5m/s²

Acompanha: Disco de lixa, disco de plástico, punho lateral, parafuso soquete sextavado, arruela e chave allen

Lixadeira de Cinta

Quando é necessário realizar suavização de grandes superfícies planas, a lixadeira de cinta é a melhor escolha, especialmente quando se trata de trabalhos muitos difíceis, já que ela possuí velocidade e força bruta.

Este tipo de lixadeira é bastante pesada só serve para ser utilizada em superfícies horizontais justamente pela força necessária para mantê-la na vertical.

O motor do instrumento aciona o tambor traseiro, enquanto o tambor dianteiro gira livremente. A alavanca de liberação de tensão permite deslizar facilmente o cinto para a bateria. Para manter a esteira de corrida girando corretamente, este tipo de lixadeira tem um ajuste que ajuda a manter a lixa no centro da peça rotatória.
A lixadeira de cinta também é ótima para remover um acabamento antigo, tais como tintas, vernizes, ou mancha.

Uma dica é sempre começar com cintas de 60p e trabalhar com cintas progressivamente mais finas até atingir o nível desejado de suavidade. (Quanto maior o número, mais fino o grão. Portanto, use números progressivamente maiores.) Mais uma vez, se atente para utilizar lixas específicas para madeira e não pressione com muita força ou você vai entupir a correia abrasiva. Deixe o peso da ferramenta de fornecer a quantidade certa de pressão.

A lixadeira de cinta precisa de cintas de lixa. Seu movimento também não é de base circular ou orbital, mas é de rotação da cinta sobre dois eixos. Aqui você já percebe que a lixadeira de cinta tem mais capacidade para desbaste do que as duas anteriores. O movimento de sua lixa é rápido e potente, o volume de material retirado por passada é incrivelmente maior que de qualquer lixadeira para acabamento.

É por isso que as lixadeiras de cinta são utilizadas em desbaste grosso, em peças exageradamente desniveladas ou com muitas falhas. Realmente, esta máquina foi feita para desbaste, não para acabamentos.

Lixadeira de Cinta Makita M9400G

Ideal para uso profissional. Botão de ajuste. Botão trava. Fácil acesso a escova de carvão.

Potência: 940W
Capacidade de lixamento: 380m|min
Base: 112 x 102mm
Lixa: 110 x 610mm
Dimensões (C x L x A): 354 x 175 x 169mm
Peso: 6.2kg

Acompanha lixa, apoio, coletor de pó e placa de carvão.

Lixadeira Orbital

Lixadeiras Orbitais servem para acabamentos leves, são fáceis de controlar com uma mão, e são relativamente calmas, trepidam pouco. É também virtualmente impossível danificar uma peça de trabalho com este tipo de máquina de lixar. Por outro lado, porque é relativamente dócil, uma lixadeira orbital não é útil para a remoção de material pesado.

São máquinas de pequeno porte, leves, com base quadrada e produzem pouco pó. O movimento característico das lixadeiras orbitais é, como o próprio nome indica, de órbita. O que é esse movimento de órbita? É aquela famosa tremida rápida e imperceptível que a máquina faz sobre a madeira, retirando pouco volume de material. É por conta de sua capacidade limitada de desbaste que essas lixadeiras são perfeitas para pequenos acabamentos e para lixar cantos.

Ela foi criada para lixar madeira ultra-suave, arredondar arestas cortantes, lixar endurecido massa de madeira endurecida, e derrubar cascas secas de tintas e vernizes. As lixadeiras orbitais são frequentemente chamadas de lixadeiras 1/4 porque aceiram um quarto de uma folha de lixa padrão 9×11 polegadas, que é presa contra a plana almofadada e quadrada por dois grampos. A placa almofada vibra em pequenos círculos, ou órbitas, permitindo-lhe que você lixe em qualquer direção.

Lixadeira Orbital Makita BO4556K

Potente motor, baixa vibração, baixo ruído. Fácil troca de lixas. Punho ergonômico com elastômeros. Resistente base em alumínio com proteção contra pó. Protetor do interruptor previne a entrada de poeira.

Potência: 200W
Oscilações por min.: 14.000
Tamanho da lixa: 114 x 140mm
Tamanho da base: 112 x 102mm
Dimensões(C x L x A) : 131 x 112 x 141mm
Peso : 1.1 Kg
Emissão de vibrações: 3 m|s²
Incerteza K: 1.5m|s²

Acompanha maleta plástica, 3 folhas de lixa, saco coletor e furador de lixas.

Lixadeira Roto-Orbital

Em algum lugar entre a potência de uma lixadeira de cinta e a lixadeira orbital, que funciona para acabamento está a lixadeira roto-orbital. É fácil confundir uma lixadeira roto orbital com uma lixadeira orbital.

Os dois nomes soam quase iguais, e as ferramentas compartilham um projeto comum – são caixas compactas com arredondadas aderência para mãos – No entanto, há uma distinção pequena, mas muito importante entre as duas ferramentas: uma lixadeira orbital tem a lixa quadrada, e uma lixadeira orbital aleatório tem uma lixa redonda.

Esta pequena alteração faz toda a diferença. Lixadeiras roto-orbitais vibram em pequenos círculos, como uma lixadeira orbital de acabamento, mas também gira em círculos. Como resultado, esta ferramenta compacta única pode ser usada tanto para remoção de material como para realizar lixar ultra-suave.

E como gira e vibra ao mesmo tempo elimina os redemoinhos que lixadeiras orbital comum, por vezes, deixar para trás. Uma lixadeira roto-orbital não irá remover a madeira tão rapidamente como uma lixadeira de cinta, e é um pouco mais difícil de controlar do que uma lixadeira orbital de acabamento, mas ela é sem dúvida a lixadeira elétrica portátil mais versátil você pode possuir.

As roto orbitais são máquinas também leves e pequenas, assim como as orbitais, mas com base circular. Qual é a diferença entre a base quadrada e a circular? Os movimentos exercidos pela base circular são de órbita, assim como do modelo de lixadeira já citado, somados a movimentos de rotação.

Com esta soma de movimentos, a lixadeira roto orbital consegue desbastar mais volume de material do que a lixadeira orbital, sendo importante para acabamentos finais em que é necessário retirar marcas e desníveis. É uma ferramenta versátil, quase sempre encontrada em oficinas de marcenaria profissionais ou hobby.

Lixadeira Rotorbital Makita BO5031

Potente motor e maior durabilidade. Corpo e parte superior emborrachados com design ergonômico para maior conforto e controle. Protetor do interruptor previne a entrada de poeira. Controle eletrônico de velocidade.

Potência : 300W
Diâmetro da base : 123 mm
Diâmetro do disco : 125 mm
Oscilações por minuto : 4.000-12.000
Dimensões (C x L x A) : 153 x 123 x 153 mm
Peso : 1,3 kg
Emissão de vibrações: 4m/s²
Incerteza K: 1.5m/s²

Acompanha lixa e saco coletor

Lixadeira Makita Rotorbital MBO500

Uma opção um pouco mais barata da Makita, a MBO500, da linha SSP, é uma ótima opção. Tem corpo ergonômico para uma operação mais confortável.

Potência 240W
Tamanho da base 123mm (4-7|8″)
Diâmetro do disco 125mm (5″)
Oscilação por min. (opm) 12.000
Diâmetro da orbita 2.8mm (1|8″)
Dimensões (C x L x A) 153x123x144mm (6″x4-7|8″x5-5|8″)
Peso 1.2kg (2.6lbs)
Cabo de energia 2.0m (6.6ft)

Acompanha lixa e coletor de pó.

Lixadeira para MDF

O lixamento dos painéis de MDF é uma das etapas mais importantes para garantir que o acabamento dos móveis fique delicado e preciso. Para facilitar a sua rotina durante essa fase, conversamos com o marceneiro Elias Leão, que nos mostrou diversos truques e dicas. Confira a seguir todos os detalhes.

Antes de utilizar as lixas, certifique-se de que elas estão em bom estado de abrasividade. Dessa forma, você garante que as fibras da madeira sejam desgastadas igualmente.

A sequência correta das lixas deve seguir a gramatura, ou a “grana”. Primeiramente, utilize uma versão mais grossa para iniciar o lixamento. Na sequência, opte por uma grana mais fina, em média 50% menor do que a usada anteriormente. Por exemplo, se você usou uma lixa grana 100, a próxima a utilizar é a grana 150 e depois a grana 220. Isso serve para conseguir tirar de uma maneira mais fácil os riscos da lixa anterior.

Caso você utilize MDFs pré-lixados, é possível iniciar o trabalho com uma lixa grana 150, seguida pela de gramatura 220. Muitos profissionais preferem empregar máquinas no processo de lixamento, especialmente em projetos maiores. Nesse caso, faça movimentos no sentido dos veios da madeira, evitando realizar ranhuras na superfície. A dica vale também para o procedimento manual.

Buchel Store

A Buchel Store é uma loja com grande experiência e atuação no ramo de produtos e assistência técnica de equipamentos para jardinagem, casa, florestas e construção. Trabalha com diversas marcas de renome internacional e alta qualidade oferecendo revenda e assistência técnica da Husqvarna, Makita, Tramontina, Karcher, Garthen, Trapp, Motomil e muito mais.

This Post Has One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Search