skip to Main Content
Ferramentas Fundamentais Para Marcenaria Como Hobby
(Post atualizado em: 20/02/2017)

O universo da marcenaria A cada dia cresce o número de pessoas que têm encontrado na marcenaria um excelente hobby para se livrar do estresse do trabalho e dos afazeres cotidianos. Serrote, pregos e martelo passam a fazer parte de uma forte terapia, pois proporcionam momentos de lazer e descontração. Além das mudanças na rotina, a marcenaria hobby pode transformar sua casa também. Já pensou nisso?

E é por ser uma das atividades mais procuradas por quem deseja começar nos trabalhos manuais que a Buchel Store resolveu listar as principais ferramentas para você montar na sua casa uma pequena oficina.

Marcenaria hobby com madeira

Primeiramente você precisa definir com que tipo de trabalho você se identifica mais. O trabalho com madeira maciça, por exemplo, exige um tipo de ferramenta, enquanto que para trabalhar com chaparia, como o MDF, você precisará de outro tipo de equipamento de trabalho. Vamos começar listando as ferramentas para marcenaria com madeira maciça, e, para isso, vamos dividir em quatro etapas. Acompanhe.

Plaina elétrica manual ou lixadeira de cinta

Qualquer um desses dois equipamentos substitui uma desempenadeira. A lixadeira, por sua vez, tem fácil manuseio se comparada a plaina elétrica. Além disso, ela te ajudará nas etapas de semiacabamento. Possui um lixamento mais agressivo para o alisamento de superfícies, bem como para remoção de tintas e vernizes e de cantos vivos.

Soprador e aspirador

Sopradores são ferramentas fantásticas. No início você pode até pensar que é um luxo para sopras folhas, mas depois que você começa a usar surgem mil e uma utilidades, e são tão práticos que você não consegue parar de usar. Já preparamos um artigo que fala dos sopradores elétricos a a gasolina da Makita e Husqvarna, onde você verá as vantagens e desvantagens de cada modelo. É importante notar a opção de equipamentos que também são aspiradores.

O soprador e aspirador portátil da Makita, modelo UB1103 é um excelente exemplo. A ferramenta tem um maior fluxo de ar com controle de fluxo de ar no gatilho. Tem punho emborrachado, anti energia estática. Dupla isolação e velocidade variável. Potência de 600W em um equipamento com apenas 2kg.

Veja no vídeo abaixo um pequeno exemplo do soprador e aspirador em açõa:

Serra circular e serra tico-tico

Serra Tico-Tico Makita 4329 450W

Serra Tico-Tico Makita 4329 450W

Com essas duas máquinas você conseguirá executar inúmeras operações de corte. A serra circular de bancada permite grande qualidade e precisão de corte em ângulo, em grau e retos. Além disso, resulta em ótimo acabamento. A serra tico-tico proporciona um excelente controle e precisão no corte e permite uma grande variedade de aplicações.

A serra tico-tico Makita 4329 tem 450W, bastante potência para você cortar diversos tipos de madeiras, chapas de MDF e metais, mudando a lâmina, é claro. Tem um preço ótimo, sendo uma ferramenta profissional que vai garantir uma excelente serra tico-tico por muitos anos!

Já se você busca outras opções confira a Serra Tico-Tico a Bateria 12V Makita modelo JV100DZ, ferramentas a bateria garantem uma notável liberdade de movimentos.

Lixadeira orbital

Lixadeira orbital Makita Elétrica – ferramenta perfeita para todo marceneiro

A acabamento dessa lixadeira é muito bom e vai te ajudar na etapa de acabamento final da madeira. Já apresentamos um artigo que mostra as diferenças entre as lixadeiras de cinta, orbital e roto-orbital da Makita.

Após a lixação, vem a pintura. Neste caso, considere com carinho a aquisição de um compressor e uma pistola de pintura. Já existem opções de compressores pequenos e bem mais baratos e fáceis de usar que os tradicionais compressores grande e pesados. Estas ferramentas irão finalizar o seu trabalho com excelente resultado, levando em consideração tempo e qualidade. Caso não seja possível adquirir esse equipamento em um primeiro momento, utilize bons pincéis e rolos de pintura.

Furadeiras/parafusadeira

Parafusadeira Furadeira de Impacto a Bateria 12V Makita HP330DWE

Parafusadeira Furadeira de Impacto a Bateria 12V Makita HP330DWE

Esse equipamento substitui com muita eficiência uma furadeira de bancada, utilizada por profissionais. Muito prática, nem mesmo os profissionais abrem mão de sua utilização. Não se esqueça de investir em um bom kit de brocas. Já a parafusadeira, é a queridinha entre profissionais e hobbistas, pois ela facilita muito no trabalho de montagem. Faz o parafusamento com muito mais agilidade e precisão se comparado ao uso de uma chave philips, por exemplo.

Umas das furadeiras – parafusadeiras a bateria mais completas e mais baratas é a Parafusadeira Furadeira de Impacto a Bateria 12V Makita modelo HP330DWE, com ótimo preço. É uma verdadeira “3 em 1”, funcionando perfeitamente para madeira, MDF, concreto (pois tem a função de impacto), e é uma parafusadeira muito excelente. Possui modo de perfuração com impacto. Leve e compacta, com duas velocidades mecânicas. Punho com design ergonômico para melhor manuseio. Iluminação de trabalho com função afterglow. Maior eficiência operacional com bateria de lítio 12V, permitindo grande mobilidade e praticidade.

Kit de brocas

Toda furadeira exige um kit de brocas para madeira, metal e concreto. Existem diversas opções boas no mercado. Para você que está começando, indicamos o kit de brocas Makita com 42 peças.

Conjunto de chaves e bits

Nem só de ferramentas elétricas e a bateria vive o hobbysta… Seja de fenda, philips, boca, etc, é sempre fundamental. Mas lembrem-se, as chaves individuais terão qualidade melhor. Tão logo que sinta necessidade, troque as chaves de má qualidade mais utilizadas por chaves melhores. Isto é uma boa prática uma vez que você trocará apenas as chaves mais utilizadas e ainda sim terá um jogo completo de chaves. Uma das queridinhas de todo hobbysta é a Chave Manual Makita com 18 Peças.

Martelo

O bom e velho martelo não pode faltar, ele substitui um pinador pneumático com muita praticidade. Além dele, é bom que você tenha também alguns tipos de alicates, esquadros e serrotes.

Marcenaria hobby com MDF e chapas

Não haverá necessidade de muitas ferramentas se sua opção é utilizar mais madeiras do tipo chapa, que são os compensados, MDF (Medium Density Fiberboard) e MDP (Medium Density Particleboard). Elas exigem menos na etapa do acabamento. Anote as principais ferramentas que vai precisar.

Serra circular/serra tico-tico: a serra circular, de preferência com uma guia de corte, fará um excelente trabalho nesse tipo de material. Ótima para cortes pequenos, como fundo de gaveta ou de outro móvel. Já a serra tico-tico é própria para cortes detalhados e curvos.

Tupia laminadora

Esse equipamento vai te auxiliar no acabamento em revestimentos de formica e laminados em geral.

Parafusadeira – furadeira

Essas duas ferramentas são as principais e não poderão faltar no seu arsenal. Elas te ajudarão na instalação de um móvel e na montagem dos mesmos. É importante também investir em bons gabaritos e em algumas chaves philips, úteis para trabalhar onde a parafusadeira não alcança.

Kit de serra copo

Útil não só para chapas e MDFs, as serras copos são importantes para fazer grandes furos com o uso de furadeiras. A Makita tem um excelente Kit de Serra Copo Makita BIM 6 Peças, com os tamanhos de serras mais utilizados em serviços de encanadores e eletricistas: 16, 20, 25, 32, 40, 51mm.

Além de todos os equipamentos que citamos, seja para o trabalho em madeira maciça ou chaparia, adquira bons kits de brocas , plaina manual, cavaletes para corte, pregos e parafusos. Agora é só planejar bem qual será seu primeiro móvel. Noções básicas de trabalhos com máquinas e equipamentos, conhecer o máximo possível sobre madeira, noções básicas de desenho de projeto, noções de medidas e escalas, noções de segurança no trabalho e principalmente bom senso são boas formas de começar nesta arte. Ainda não comprou suas ferramentas?

Onde comprar

Além de ser uma uma revenda autorizada da Makita, com toda a linha de ferramentas Makita para diversas finalidades, a Buchel oferece serviço de manutenção e reparos de equipamentos. Se você busca assistência técnica Kärcher em Porto Alegre e região metropolitana do RS, entre em contato conosco em nossa página assitência técnica e manutenção no RS, email atendimento@buchel.com.br ou nas lojas e através dos telefones abaixo:

Porto Alegre – RS

Endereço: Avenida Sertório, 5485, Bairro Jardim Lindóia, Porto Alegre – Telefone: (51) 3779-5060

São Leopoldo – RS

Endereço: Avenida Getúlio Vargas, 2015 – Bairro Vicentina, São Leopoldo – Telefone: (51) 3592-6140

Buchel Store

A Buchel Store é uma loja com grande experiência e atuação no ramo de produtos e assistência técnica de equipamentos para jardinagem, casa, florestas e construção. Trabalha com diversas marcas de renome internacional e alta qualidade oferecendo revenda e assistência técnica da Husqvarna, Makita, Tramontina, Karcher, Garthen, Trapp, Motomil e muito mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Search