Instalação Drywall Ferramentas
(Post atualizado em: 01/03/2017)

É bem comum usar o termo Drywall para esse tipo de técnica, mas na verdade o que não faltam são nomenclaturas, já que o Drywall também é chamado de parede de gesso, placa de gesso ou parede seca. Essa técnica que eventualmente necessita de ferramentas para Drywall especificas, se refere a um tipo de mistura feita com gesso, água e aditivos que preenchem duas lâminas de papel acartonando, formando assim placas fabricadas industrialmente e que podem funcionar como paredes ou até como forro.

Já que já tocamos em assuntos relacionamos ao empreendedorismo como montar uma marcenaria profissional e marcenaria como hobby, como ser um faz tudo ou marido de aluguel, pode ser bem interessante para você aprender mais sobre esta técnica e até como ser um instalador de drywall no futuro.

Diferenças entre as paredes de drywall, alvenaria e madeira

Diferenças entre o drywall, a alvenaria e as paredes de madeira

Se você se pergunta qual parede vale a mais a pena e qual escolher, a resposta para esse tipo de pergunta pode variar de acordo com suas necessidades e expectativas, e para ajudar na decisão elencamos características e comparações entre esses três tipos de parede:

Drywall

A parede de gesso tem muitas vantagens, e vale a pena em relação aos outros dois tipos quando se refere a rapidez de instalação e custo. No entanto, esse tipo de parede é menos resistente que alvenaria e madeira, e também não pode ser usada em ambientes externos, o que dá alguns pontinhos positivos para os outros tipos. Assim é importantíssimo saber como instalar drywall corretamente.

Alvenaria

O fato de poder ser instalada em ambientes externos e ser mais resistente são fatores positivos para essa técnica; no entanto, se você quer evitar sujeira, talvez essa não seja o melhor tipo de parede.

Madeira

Resistência é um fator importante da parede de madeira, e a sensação de aconchego e o estilo que essa parede emprega ao ambiente também são fatores positivos para o material. No entanto, esse tipo de material tende a ser mais caro que os anteriores e pede mais manutenção, e esses fatores podem ser decisivos no momento da escolha.

Vantagens do Drywall

Uma das vantagens do drywall é o custo, a velocidade da instalação e a praticidade.

Uma das vantagens do drywall é o custo, a velocidade da instalação e a praticidade.

A utilização de sistemas e componentes pré-fabricados, que são apenas montados no canteiro de obras, é hoje a principal tendência da construção brasileira, a exemplo do que ocorre há décadas nos países mais desenvolvidos. Nesse cenário de evolução tecnológica, o drywall tem tido papel de destaque, proporcionando vantagens para toda a cadeia de negócios do setor. Isso explica a sua crescente presença nas obras de maior prestígio da atualidade em todos os segmentos, incluindo edifícios comerciais, shopping centers, hotéis, flats, salas de cinema multiplex, hospitais, escolas e, mais recentemente, prédios residenciais e casas, cujo número vem se multiplicando com grande velocidade.

As vantagens são observadas em todos os níveis. As obras ficam mais rápidas, organizadas e limpas, sem os desperdícios típicos dos métodos construtivos convencionais. A precisão dimensional é outro destaque, com todos os elementos rigorosamente no prumo, no nível e no esquadro. Já os incorporadores podem oferecer, nos novos empreendimentos residenciais, um grande número de opções de planta, de acordo com as preferências e as necessidades dos compradores. E quando estes desejarem modificar a distribuição interna, poderão fazê-lo com rapidez, sem os transtornos do tradicional “quebra-quebra”. Isso acaba valorizando o próprio imóvel, facilitando sua comercialização ou revenda. E, para os arquitetos, que estão no início do processo, isso representa maior liberdade de criação. E eles ainda podem contar com a flexibilidade do drywall, que permite a obtenção de formas curvas e diferenciadas com a mesma facilidade com que são montadas estruturas retilíneas.

São muitas as vantagens oferecidas pelo drywall – use sempre os serviços de um profissional especializado para obter os melhores resultados.

Rapidez e limpeza na montagem

Uma parede, um forro ou um revestimento em drywall é executado com muita rapidez e gera muito pouco entulho. Por exemplo, a montagem de uma parede divisória para a criação de um novo ambiente em uma casa ou apartamento demora apenas 24 a 48 horas. Nesse prazo, a parede estará pronta, com porta, tomadas e interruptores instalados, pronta para receber a pintura final.

Reformas fáceis

Em razão da rapidez e da limpeza na montagem dos sistemas drywall, reformar um imóvel ficou muito mais simples. E os sistemas drywall permitem soluções criativas, como uso de curvas, recortes para iluminação embutida e muito mais.

Manutenção e reparos

A mesma vantagem de rapidez e limpeza está presente na hora de se consertar um vazamento de água, por exemplo. Nesse caso, basta fazer com um serrote de ponta um pequeno recorte na chapa da parede, suficiente para permitir o conserto do encanamento, e depois fechar a parede com o mesmo pedaço de chapa. Um profissional especializado executa esse tipo de serviço em apenas um dia, sem o tradicional quebra-quebra das paredes comuns de tijolos ou blocos.

Precisão e qualidade de acabamento

Os sistemas drywall são precisos nas suas medidas e proporcionam uma qualidade de acabamento superficial única, perfeitamente lisa. Além disso, os sistemas drywall aceitam qualquer tipo de acabamento: pintura, textura, azulejos, pastilhas, mármore, granito, papel de parede, lambris de madeira, etc.

Isolamento de ruídos

Os sistemas drywall isolam melhor os sons e contribuem para tornar os ambientes mais confortáveis no que se refere à transmissão de ruídos.

Ganho de área útil

Como as paredes drywall são mais estreitas do que as de blocos ou tijolos, há um ganho na área útil. Esse ganho é de 5% aproximadamente. Por exemplo: em um apartamento de 100 m2, o ganho será de 5 m2, equivalente a 10 metros frontais de armários embutidos.

Drywall tem Desvantagens

Mesmo o drywall tem suas desvantagens

Ambientes internos

A composição das placas de gesso ainda não são resistentes para espaços externos como fachadas, já que ficam expostas a intempéries do tempo, como chuva e sol excessivo. E por isso as placas acartonadas ainda possuem o uso restrito para ambientes internos.

Proliferação de bactérias e fungos

O espaço vazio entre as placas acartonadas na formação das paredes pode ser um bom espaço para a formação e desenvolvimento de bactérias e insetos, como cupim; principalmente em regiões mais quentes. Para evitar esse tipo de problema, é ideal fazer verificações regulares de pragas e assim garantir que sua casa fique livre de bactérias e fungos.

Locais úmidos

Apesar de ter certa resistência, as placas de gesso não são muito indicadas para ambientes muito úmidos, como banheiros. O excesso de umidade pode mofar a parede e até comprometer a estrutura.

Ferramentas e acessórios específicos

Apesar de tantas vantagens, a parede de gesso tem a desvantagem no momento de instalações sobre a sua superfície. Instalar um quadro, TV ou prateleiras não é uma tarefa muito simples e além de exigir um profissional que tenha conhecimento sobre o material, ainda exige que os materiais (bucha, parafuso, etc) sejam indicados para o uso em Drywall. Se o seu instalador não tiver certeza de como instalar drywall no teto ou como fixar pesos nas placas, tenha atenção.

Resistência a impactos

As placas de gesso possuem certa resistência, mas nada comparado a uma parede tradicional de alvenaria. Com fortes impactos esse tipo de parede pode ser comprometida e até amassada, mas se você não costuma dar fortes pancadas na parede, dificilmente vai ter esse problema.

Preço do m² do Drywall

O preço do m2 do drywall vem caindo bastante com o passar dos anos devido a grande concorrência e demanda de materiais terem aumentado significativamente.

Nos últimos 10 anos o gesso acartonado tem se popularizado bastante fazendo com que mais profissionais entrem nesse ramo e revendedores de materiais também.

  • Preço do metro quadrado do forro de drywall estruturado fica em média R$50,00 o metro.
  • Preço do m² da parede de drywall tipo divisória custa em média R$70,00 o metro.
  • Esse preço varia dependendo da região, profissional ou marca do material que é empregado no trabalho.

É claro que esses preços podem mudar conforme sua cidade. Outro fator que faz variar o preço do metro quadrado da parede de drywall é a espessura dos perfis que é usado na estrutura da parede. Perfis mais largos tornam a parede de gesso mais cara.

Ferramentas para Drywall

Para fazer o acabamento correto de paredes e forros de drywall é preciso utilizar algumas ferramentas específicas para o material. Elas são feitas, em sua maioria, de aço inox e, portanto, o contato com a água (utilizada nos processos de instalação das peças de drywall) não as enferruja. Algumas peças são indispensáveis, como as espátulas, usadas para o acabamento das juntas do canto da parede ou do forro. Se você quer saber como fazer uma parede de drywall com porta acoplada, usar as ferramentas certas é fundamental.

Esses acessórios são encontrados em diversos tamanhos para que você escolha o que mais se adequa às suas necessidades. Já o raspador, como o nome sugere, desgasta a parede de drywall para eliminar as imperfeições, deixando a superfície lisa e preparada para receber o acabamento. Com o uso ferramentas para drywall, você garantirá a qualidade da instalação, a integridade da parede ou do forro e ainda realizará o trabalho com mais rapidez. Basicamente, você precisará das seguintes ferramentas elétricas ou a bateria. Nós recomendamos as parafusadeira Makita 12v e 18v com diferentes modelos e em diversos tipos de combos e kits de ferramentas.

  • Furadeira
  • Furadeira com martelete
  • Parafusadeira a bateria

Além é claro de uma série de ferramentas manuais, como:

  • Mangueira de Nível ou Nível a lazer
  • Linha de Marcar (giz de linha)giz de linha
  • Trena e Lápis
  • Estilete, Esquadro
  • Martelo, alicate, Chave Phillips
  • Alicate puncionadoralicate puncionador
  • Desbastador (plaina)plaina gesso
  • Tesoura aviação de corte reto
  • Tesoura-de-Chapas
  • Serrote de Pontaserrote ponta
  • Prumo ou Nível de alumínio

Ferramentas para Acabamento:

  • Desempenadeira de inóx
  • Espátula de inóx

Parafusadeira para gesso Drywall Makita 570W Fs4000

Parafusadeira para gesso e drywall da Makita

Parafusadeira para gesso e drywall da Makita

Esta é uma das ferramentas Makita especialmente desenvolvidas para gesseiros e instaladores de drywall. É uma parafusadeira para drywall e gesso. Tem a melhor estrutura para parafusamento. Fácil transmissão de pressão axial. Estrutura em plástico, leve, com apenas 1,3Kg. Porta bit magnético e localizador incluídos. Localizador de fácil remoção/instalação, gancho resistente e durável.

Tem potência de 570 W. Rotações por mim : 0 – 4000 rpm. Parafuso para gesso 5mm. Parafuso auto atarraxante 6mm. Encaixe : 6,35mm. Cabo de Energia : 2,5m. Acompanha 2 Bits Philips de inserção e porta bit magnético.

A Makita também já desenvolveu esta parafusadeira na versão a bateria também.

Outra ferramenta muito importante seriam aspiradores de pó. A Makita tem o aspirador de pó Makita 12v, em diferentes modelos, muito prático e leve.

Onde comprar ferramentas de drywall em Porto Alegre

A Buchel Store oferece diversas marcas e fabricantes de ferramentas para marcenaria, elétrica, movelaria, hidráulica, jardinagem, floresta, etc, e é claro para drywall, sendo um revenda pró-especialista da Makita. Para comprar ferramentas em Porto Alegre, entre em contato conosco ou visite nossa loja:

Endereço: Avenida Sertório, 5485, Bairro Jardim Lindóia, Porto Alegre – veja no mapa
Telefone: (51) 3779-5060
Horário: Segunda a Sexta das 8h30 às 11h45 e das 13h às 18h e Sábados das 9h às 12h

Manutenção e limpeza de drywall

Limpeza e pequenos reparos em paredes e forros drywall são simples. A limpeza pode ser feita com uma esponja e os detergentes ou demais produtos existentes no mercado, com um cuidado básico: evite o uso de grande quantidade de água. Pequenos reparos na superfície podem ser feitos com massa para tratamento de juntas ou com massa corrida (da mesma forma que nas paredes de alvenaria).

Aspirador

Buchel Store

A Buchel Store é uma loja com grande experiência e atuação no ramo de produtos e assistência técnica de equipamentos para jardinagem, casa, florestas e construção. Trabalha com diversas marcas de renome internacional e alta qualidade oferecendo revenda e assistência técnica da Husqvarna, Makita, Tramontina, Karcher, Garthen, Trapp, Motomil e muito mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search