skip to Main Content
Dicas Para Jardins Ao Redor De Piscinas E Quais As Plantas Mais Indicadas
(Post atualizado em: 14/03/2017)

Com o calor da primavera e verão chegando, voltamos a nossa atenção a área da piscina, que provavelmente merece uma manutenção nesta época. Pensar o paisagismo do seu jardim é uma tarefa prazerosa, que acima de tudo deve ser bem planejada. Mais do que isso, é essencial pensar em como ele pode ser utilizado a favor de deixar o ambiente mais fresco e bonito.

Para limpeza, poda e manutenção de gramados e jardins, a Buchel Store oferece diversos equipamentos para jardinagem.

É combinar o paisagismo com a estética da sua piscina, que pode ser tanto clássica como mais moderna. Piscina lembra verão, praia, e por isso, muitas pessoas optam por espécies como as palmeiras e coqueiros, que são associados ao clima tropical. Mas isso não é uma regra, como dissemos antes vai depender do visual da sua piscina. Para quem deseja fugir do óbvio, uma boa aposta são plantas ornamentais como o lírio da paz, pequenos arbustos, ou ainda espécies com folhas e flores grandes como as helicônias e estrelitzias.

Se você for criar um jardim próximo à beira da piscina, você deve evitar plantas que soltem folhas facilmente e venham a cair na água, pois isso pode acabar exigindo uma limpeza e manutenção mais frequente. Quando as folhas caem com frequência ou são pequenas, acabam sujando tanto a área calçada do entorno da piscina como a própria piscina. Essas folhas pequenas ainda podem entupir a tubulação de circulação e filtragem de água.

É bom lembrar que o paisagismo não consiste apenas de vegetação, mas também de outros detalhes como iluminação. E se você quiser dar um up no seu jardim, até mesmo quando a noite cai, uma iluminação especial fará toda a diferença, seja ela vindo de dentro da piscina ou do jardim.

Pense num projeto paisagístico de modo que a água da piscina não molhe as plantas, pois a água tem cloro e pode queimar as folhas. A solução é usar seixos para ajudar a absorver a água e esconder a canaleta por onde escorre a água que cai fora da piscina. É sempre recomendado usar um boa lavadora de alta pressão para limpeza da calçada e eventualmente da piscina.

Características ideais para plantas para áreas com piscina

Plantas para a área da piscina devem atender a alguns requisitos:

  • Não devem ter folhas pequenas
  • As plantas não podem ser caducifólias (também chamadas de caducas, são aquelas que perdem as folhas durante certo período do ano)
  • Não devem ter raízes agressivas
  • Não devem ter espinhos

Atenção com as raízes

Sobre as raízes, muita atenção a elas! Não são somente as árvores de grande porte que podem causar danos, como por exemplo, o ficus (Ficus benjamina). Algumas palmeiras possuem fortes e grandes sistemas radiculares que conseguem destruir muretas e a própria estrutura da piscina devido à pressão que exercem. Uma dessas é a popular areca-bambu (Dypsi lutescens). Outra, a palmeira-fênix (Phoenix roebelenii).

Obviamente, respeitando-se uma distância mínima de afastamento da piscina essas plantas podem ser usadas sem que haja problemas. Essa distância deve ser proporcional ao tamanho da planta. Quando se deseja maior proximidade, recursos como construção de caixas de contenção reforçadas com concreto e armação de ferro podem ser empregados.

Também vale lembre a questão dos espinhos, já que diversas plantas utilizadas em paisagismo apresentam esta característica. Utilizar ou não plantas com espinhos é uma questão de bom senso. Deve-se avaliar antes quem frequentará o local e onde estarão as plantas. Em piscinas onde crianças correm livremente, os espinhos são armadilhas aguardando uma distração.

Atenção com o gramado

Grama e piscina podem compartilhar o mesmo espaço normalmente sem uma afetar a outra. O principal problema está na sujeira que a grama gera e nas folhas que podem parar na água após o corte do gramado. A solução está em colocar alguma barreira entre a grama e o espaço da piscina, como um degrau ou deck de madeira. Usar cortadores de grama com recolhedor e sopradores de folhas para jardim também é uma ótima opção. Se você precisa de manutenção de cortador de grama Trapp, Tramontina, Makita ou Husqvarna, fale conosco.

Melhores plantas para a área da piscina

1-plantas-ideais-para-area-piscina-dypsis-decaryi

1. Palmeira triangular – Dypsis decaryi

Palmeira de clima tropical originária de Madagascar alcança 6m de altura e aprecia pleno sol. É indicada também para regiões litorâneas, com solos arenosos. Mantenha espaçamento mínimo de 2m entre a palmeira e a piscina.

2-plantas-ideais-para-area-piscina-phoenix-roebelenii

2. Palmeira-fênix – Phoenix roebelenii

Palmeira delicada originária do Sudeste Asiático pode ser mantida tanto a pleno sol como meia-sombra e clima tropical e subtropical. Atinge 4m de altura. Se adquirida com mais de 1,7m de tronco evita-se acidentes com os espinhos na base de suas folhas. Mantenha espaçamento mínimo de 2m entre a palmeira e a piscina. Se em vasos, opte pelos maiores, com 1m de diâmetro por 0,8m de altura.

3-plantas-ideais-para-area-piscina-phoenix-canariensis

3. Palmeira das canárias – Phoenix canariensis

Palmeira robusta originária das Ilhas Canárias, de pleno sol e climas tropical e subtropical, atinge 15m de altura. Se adquirida com mais de 1,7m de tronco evita-se acidentes com enormes espinhos na base de suas folhas. Mantenha espaçamento mínimo de 4m entre a palmeira e a piscina.

4-plantas-ideais-para-area-piscina-cocos-nucifera

4. Coco-anão – Cocos nucifera

É o nosso querido coqueiro da Bahia fica também muito interessante em jardins de piscinas, conferindo um ar praiano. É nativo das Américas do Sul e Central e deve ser mantido a pleno sol. Mantenha espaçamento mínimo de 3m entre a palmeira e a piscina.

5-plantas-ideais-para-area-piscina-chamaerops-humilis

5. Palmito-espanhol – Chamaerops humilis

É uma palmeira delicada originária do Mediterrâneo, aprecia clima subtropical , temperado e tropical de altitude. Seu uso em climas mais quentes deve ser a meia-sombra. Mantenha espaçamento mínimo de 2m entre a palmeira e a piscina.

6-plantas-ideais-para-area-piscina-plumeria-rubra

6. Jasmim-manga – Plumeria rubra

Árvore de flores perfumadas, parcas grandes folhas e bastante tropical é originária das Américas do Sul e Central. Deve ser mantida a pleno sol. Chega a 5m de altura. Em Bali é raro ver uma piscina que não tenha um jasmim-manga. Mantenha espaçamento mínimo de 1,5m entre a palmeira e a piscina. É tóxica!

7-plantas-ideais-para-area-piscina-beaucarnea-recurvata

7. Pata-de- elefante – Beaucarnea recurvata

Planta mexicana de clima tropical e pleno sol, suporta climas secos. Alcança 5m de altura. Fica bem também em grandes bacias. Cuidado! As folhas cortam as mãos.

8-plantas-ideais-para-area-piscina-dracaena-arborea

8. Dracena arbórea – Dracaena arborea

Árvore elegante, de origem africana e clima tropical e equatorial, aprecia pleno sol. Atinge 10m de altura. É perfeita para a piscina pois além de ter folhas grandes, estas são perenes.

9-plantas-ideais-para-area-piscina-dracaena-draco

Assistência técnica Trapp em Porto Alegre

9. Dragoeiro – Dracaena draco

É uma planta muito antiga e escultural, originária das Ilhas Canárias e Ilhas da Madeira e Açores, tem crescimento muito lento, podendo chegar a 20m quando adulta. Aprecia clima subtropical e tropical Pode ser usada tanto em vasos como ser plantada diretamente no chão.

10-plantas-ideais-para-area-piscina-heliconias

10. Heliconias – Heliconia sp.

Originárias da América do Sul em sua grande maioria, são plantas que agregam ar tropical pela sua viçosa folhagem ou suas exuberantes brácteas (folhas modificadas para atrair os polinizadores) coloridas. Algumas atraem beija-flores. São várias as espécies que ficam interessantes em jardins de piscinas, sendo que alguns exemplos são: a Heliconia psittacorum Red Golden, que atinge 1,7m, para áreas mais ensolaradas e a Heliconia bihai “Lobster Claw”, que atinge 2,5m, para áreas à meia-sombra.

Buchel Store

A Buchel Store é uma loja com grande experiência e atuação no ramo de produtos e assistência técnica de equipamentos para jardinagem, casa, florestas e construção. Trabalha com diversas marcas de renome internacional e alta qualidade oferecendo revenda e assistência técnica da Husqvarna, Makita, Tramontina, Karcher, Garthen, Trapp, Motomil e muito mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Search