skip to Main Content
Conheça O Telhado Verde E Veja Um Feito No 23º Andar De Um Prédio
(Post atualizado em: 26/05/2017)

Se a ideia é transformar o visual de sua casa, edifício, ou escritório e ainda ajudar a deixar a sua cidade com uma paisagem um pouco mais verde, os telhados verdes merecem a sua atenção. Instalados em coberturas de residências, escritórios e qualquer outro tipo de construção, os telhados verdes permitem a implantação de solo e vegetação em uma camada impermeabilizada sobre as construções.

Os custos desta aplicação podem variar consideravelmente de acordo com o sistema adotado e a mão de obra disponível, mas já existem empresas que fabricam módulos que facilitam a implantação e tornam a escolha mais viável.

Além da beleza, que tem tudo para agradar a você e também aos seus vizinhos, a baixa inércia térmica da terra e a água advinda dos vegetais da cobertura geram propriedades que melhoram a qualidade de vida do usuário dos ambientes abarcados pelo telhado verde – e, também, de toda a cidade.

Benefícios dos telhados verdes

  • Auxílio para que a cidade a não esquente excessivamente e a não forme as chamadas Ilhas de Calor. O telhado verde não propaga calor como os sistemas de coberturas mais comuns, como a laje ou telhas convencionais;
  • O telhado verde absorve até 90% mais o calor que os sistemas convencionais, fazendo com que este não seja propagado para o interior da construção. Além de mais conforto, este fator praticamente extingue a necessidade do uso de ar condicionado;
  • As plantas produzem oxigênio, melhorando a qualidade do ar das proximidades;
  • O sistema também absorve os ruídos do entorno, servindo de isolamento acústico;
  • Ajuda, ainda, a reter a água da chuva de modo que esta não caia direto nas galerias urbanas. O processo de escoamento dos telhados verdes ajuda a retardar o caminho da agua, aliviando possíveis enchentes na região;
  • Regula a umidade do ar no entorno da edificação;
  • Promove o reequilíbrio ambiental, principalmente quando são usadas plantas nativas – pode servir, ainda, de habitat para espécies de pássaros locais;
  • Cria um agradável terraço para diversos tipos de usos.
  • A cobertura verde pode ser usada em construções com estruturas de metal, de concreto e de madeira. De acordo com o uso e o formato do telhado verde, ele pode ser montado de diferentes maneiras.
  • Tem uma grande vantagem térmica, permitindo que o sistema de refrigeração com ar condicionado seja repensado nos projetos de arquitetura e engenharia. Assim, você pode repensar a instalação de duto para ar condicionado na sua casa, empresa e estabelecimento.

Desvantagens de um telhado verde

  • Custo inicial mais alto (compensável, com o tempo, a economia de energia com ar-condicionado ou calefação e com a economia de água, devido à captação);
  • Requer um nível de manutenção mais elevado que o telhado colonial, por exemplo (o que pode ser uma vantagem, caso o morador tenha afinidade com plantas e natureza);
  • Exigem mão-de-obra qualificada, pois, se mal instalado, pode redundar em:
  • Sobrepeso causador de trincas e, em casos mais graves, colapso estrutural;
  • Penetração de raízes na membrana do telhado;
  • Entupimento do sistema de dreno;
  • Perda de solo e matéria orgânica pela drenagem;
  • Proliferação de ervas daninhas.

O que levar em conta para fazer um telhado verde

  • Resistência da estrutura;
  • Impermeabilização;
  • Camada de drenagem da água de mais ou menos 7cm;
  • Manta permeável protetora para que as raízes das plantas não danifiquem a estrutura;
  • Camada de substrato de acordo com a vegetação desejada;
  • Vegetação de acordo com a luz recebida e o uso do ambiente.
  • IMPORTANTE : Sempre deve ser realizado um cálculo estrutural que preveja a carga da estrutura, do substrato, da vegetação e também da água da chuva acumulada.

Como fazer um telhado verde

Antes de iniciar todo o processo, consulte um profissional do ramo para que ele avalie a estrutura da cobertura antes de ser feita a instalação. Mas, de forma simples, o eco telhado pode ser revestido com manta asfáltica, areia, terra adubada e grama (com ou sem mudinhas de plantas). A areia e a terra adubada precisam ter altura suficiente para sustentar espécies de raízes curtas, ou seja, de 5 a 10 cm de areia e 3 a 5 cm de terra. Além disso, é imprescindível colocar dutos de irrigação e drenagem para escoamento da água. É importante que, assim como um jardim, o telhado verde receba manutenção constante: na estrutura, crescimento das mudas, estatura da grama, fertilização com compostos orgânicos, etc.

  1. Definição do tipo. De acordo com o projeto, o telhado verde pode ser do tipo intensivo, intermediário ou extensivo.
  2. Capacidade estrutural para suportar o peso. O telhado verde pesa, em média, 80 quilos por metro quadrado, podendo chegar a 150 quilos no caso de gramados;
  3. Inclinação da laje (se o projeto necessitar);
  4. Impermeabilização da superfície que receberá o telhado. Se for aplicado sobre uma laje, é indicado impermeabilizar com manta asfáltica. Se for em uma estrutura exterior, de metal ou madeira, o uso de lona é suficiente. Não use lona sobre a laje, lonas são frágeis e, caso se rompam com o tempo ou sejam perfuradas por raízes, isso causará infiltração de reparo desagradável.
  5. Execução do projeto. Na parte inferior do telhado verde, deixar a camada de drenagem de água, colocar a manta permeável para reter as raízes, mas permitir o fluxo da água, colocar o substrato adequado e escolher plantas conforme a iluminação e nível de precipitação local.

Camadas em telhados

Exemplo de camadas em telhados verdes sobre lajes.

Exemplo de camadas em telhados verdes sobre lajes.

Exemplo de camadas em telhados verdes sobre lajes com um destaque para as calhas e escoamento de água.

Exemplo de camadas em telhados verdes sobre lajes com um destaque para as calhas e escoamento de água.

Ferramentas para jardinagem

A Makita oferece uma imensa variedade de ferramentas para jardim. Podadores de diferentes tamanhos e portes, cortadores de grama, tesouras de grama e de poda, serras elétricas de diferentes capacidades, aparadores e diversos outros. São equipamentos movidos a combustão, com gasolina, elétricos (ligados por fio a eletricidade) e especialmente a linha à bateria, na qual a Makita é a melhor.

Veja um telhado verde feito no 23º andar de um prédio

Uma forma interessante para construir um telhado verde sobre uma laje impermeabilizada é o uso de bandejas modulares de cultivo encaixadas em forma de canteiros. A grande vantagem, além do fato das peças serem desmontáveis, é a possibilidade de acesso à toda área da cobertura, seja para manutenção, seja para lazer. Também é uma forma de baratear os custos de instalação, pois é possível se obter um bom percentual de cobertura vegetal, mesmo cortando pela metade a quantidade de materiais que utilizaríamos para cobrir toda a superfície.

Utilizamos esta técnica de ‘canteiro de hortas’ para executar esta cobertura no bairro de Higienópolis, em São Paulo, e produzimos este pequeno vídeo mostrando as adequações que fizemos para permitir a instalação de um sistema de irrigação com a infraestrutura de água e energia elétrica disponíveis no local (era uma construção antiga). Do jeito que ficou montado, poderia ser também aproveitado para cultivo de hortaliças e folhagens, não é?

 

Buchel Store

A Buchel Store é uma loja com grande experiência e atuação no ramo de produtos e assistência técnica de equipamentos para jardinagem, casa, florestas e construção. Trabalha com diversas marcas de renome internacional e alta qualidade oferecendo revenda e assistência técnica da Husqvarna, Makita, Tramontina, Karcher, Garthen, Trapp, Motomil e muito mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Search