skip to Main Content
Como Parafusar Móveis De Madeira De Forma Profissional
(Post atualizado em: 27/01/2017)

Saber furar e aparafusar diferentes tipos de madeira é fundamental para todo marceneiro, seja profissional ou hobbista. Parafusar de maneira errada é a causa de vários problemas para quem trabalha com madeira. Usar as técnicas certas traz várias vantagens como por exemplo a redução do esforço na entrada do parafuso, principalmente para madeiras maciças. Um menor risco de rachaduras na madeira, já que um furo e parafuso mau feito e colocado da forma errada tem grandes chances de rachar a madeira. Também garante a fixação, pois um parafuso que está no ângulo correto fortalece a fixação.

Aqui na Buchel Store as ferramentas para marcenaria são uma de nossas paixões. Oferecemos toda a sorte de materiais, sendo que neste post destacamos em especial toda a linha de furadeiras e parafusadeiras Makita a bateria, bem como suas respectivas brocas, pinos, bits, etc.

Como fixar madeiras com parafuso corretamente

Quais as opções existem quando o assunto é parafuso de madeira? O parafusamento é uma das atividades mais comuns tanto para marceneiros profissionais quanto para os de fim de semana. Usar a técnica certa para o trabalho faz toda a diferença para a qualidade do resultado final.

Existem muitas variáveis possíveis para escolher um parafuso de madeira: diâmetro, comprimento, tipo de rosca e tipo de ponta são só algumas das varáveis que existem.

Porém, para a maioria das situações sua escolha pode ser resumida em dois números: o diâmetro e o comprimento. Exemplo: se você ver um parafuso de 3x30mm na loja isso quer dizer que ele tem 3 mm de diâmetro e 30mm de comprimento.

O melhor método varia conforme o tipo de material, as ferramentas disponíveis, o tempo que se tem para o projeto e até preferências pessoais, porém as dicas abaixo são úteis em quase todas as situações:

Escolha parafusos para madeira com o comprimento adequado

O parafuso deve atravessar a primeira peça e penetrar o suficiente na segunda peça de modo a garantir a fixação sem sair do outro lado.

  • É prudente escolher um comprimento três vezes maior que a espessura da primeira peça. Exemplo: se a primeira peça de madeira a ser parafusada tiver 12 mm de espessura, o parafuso deve ter pelo menos 36 mm de comprimento
  • Compense com mais parafusos caso não seja possível a configuração acima sem atravessar a segunda peça
  • Caso a força exercida na peça final seja muito alta e na mesma direção do parafuso é prudente aumentar o comprimento do parafuso (ex: quatro vezes maior que a espessura da primeira peça)

O diâmetro dos parafusos é importante

O parafuso não pode ser tão grosso de modo a rachar a madeira e nem tão fino para não dar fixação suficiente
  • Aqui é igual escalação da seleção: cada um tem a sua.  O nosso fazedor Renato Feltrim usa a tabela abaixo:
    • Madeira de 9mm – diâmetro do parafuso de 3.0 mm
    • Madeira de 12 ou 15 mm – diâmetro do parafuso de 3.5 mm
    • Madeira de 18 mm – diâmetro do parafuso de 4.0 mm
  • Para madeiras de espessura maior que 18 mm (ex: 25 mm) recomendamos testar um parafuso de 4.5 mm e, caso não seja o suficiente, ir aumentando até encontrar o diâmetro ideal para o seu projeto
  • Caso a força exercida na peça final seja significativa e na direção contrária do parafuso é prudente aumentar o diâmetro do mesmo

Faça a marcação antes de furar

Marcar a peça antes de furar é importante para reduzir o risco de rachaduras. Acompanhe o exemplo abaixo:

  • Meça a espessura da segunda peça, onde o parafuso irá entrar pela borda​

  • No caso acima, a espessura é de 1,2 cm ou 12 mm
  • Faça um risco a uma distancia de 6 mm da borda (ou metade do valor encontrado acima) na primeira peça

  • Utilize a marcação feita para inserir os parafusos

Antes de furar, faça um furo piloto

O furo piloto, ou pré-furo, é fundamental para reduzir o risco de danificar a peça, reduzir o esforço necessário e aumentar o potencial de fixação. Basicamente, consiste em fazer um furo na madeira com uma broca menor antes de fazer o furo definitivo. Apesar de simples, sempre existem alguns detalhes importantes. Abaixo separamos algumas dicas de como fazer o furo piloto:

Dica 1 – Marque a madeira

  • Com o local do furo já marcado com um lápis, faça um pequeno furo na madeira batendo levemente a ponta de um prego.
  • Esse furo irá facilitar o posicionamento da furadeira durante toda a furação.

 

Dica 2 – Pegue a primeira broca menor​

  • Escolha uma broca de madeira com diâmetro menor que a rosca do parafuso a ser inserido.
  • A broca precisa ser mais fina para que a rosca do parafuso faça seu trabalho corretamente.
  • Você também pode utilizar um limitador de profundidade na broca se quiser.

 

Passo 3 – Realização do furo piloto

  • Utilize uma furadeira para realização do furo piloto no local do furo guia.
  • Caso não tenha uma furadeira disponível você também pode usar uma verruma para fazer o furo piloto.
  • Se não tiver nem furadeira e nem verruma você pode fazer o furo piloto com um prego de diâmetro menor que o parafuso para quebrar um galho.

 

Resolvendo o atrito com lubrificantes

Se mesmo com as dicas acima ainda tiver difícil inserir o parafuso na peça utilize uma substância auxiliar lubrificante. De preferência cera de abelha, graxa, vaselina ou parafina. Use sabão apenas em ultimo caso, devido ao risco de enferrujamento.

Parafusadeira na montagem de móveis

Caso for usar uma parafusadeira, comece no primeiro parafuso com um torque bem leve e vá aumentando até achar o ideal. Use esse mesmo torque para fazer fixações semelhantes.

Não há fórmula mágica quando o assunto é fixação de madeira com parafusos, mas esperamos que as dicas acima te ajudem a melhorar o resultado dos seus trabalhos.

A parafusadeira é uma ferramenta elétrica que, como o próprio nome indica, serve para apertar ou afrouxar parafusos de qualquer superfície. A grande vantagem da parafusadeira em relação às chaves de fenda é o ganho em produtividade, uma vez que o trabalhador não gasta tanto tempo e energia ao apertar ou retirar um parafuso. Este é um diferencial muito importante para a construção civil e indústrias de grande porte, onde a demanda de trabalho é muito grande e precisa de agilidade.

Para apertar parafusos usando pouca força, de modo rápido e preciso, utilize uma aparafusadora sem fio com encaixe para pontas de aparafusar. Através do ajuste do binário, é possível aparafusar em função do material sem danificar a superfície. Para além disso, é possível regular as rotações através da roda de ajuste ou do interruptor integrado no punho. A utilização de uma aparafusadora sem fio só é possível com pontas aparafusadoras adequadas, abreviadas para bits, que pode substituir de modo fácil e sem chave através da bucha de aperto rápido ou do porta-bits.

Dicas para parafusar móveis sem riscar

As uniões roscadas são uma alternativa rápida e simples às uniões coladas no setor do mobiliário. Abrir furos em madeira acaba por ser uma tarefa mais exigente do que parece à primeira vista. Saiba aqui tudo o que importa saber sobre aparafusar e furar em madeira.

Utilize uma broca para madeira com ponta centradora.Para fazer furos normais com diâmetros pequenos a médios, pode utilizar uma broca helicoidal. Para os furos mais profundos, com diâmetros a partir de 8–10 mm, recomendamos uma broca em serpentina. Para os furos pouco profundos, com diâmetros até 30 mm, a broca Forstner será a mais adequada. A serra copo é ideal para abrir furos de passagem com diâmetros a partir de 30 mm.

Utilize sempre parafusos para madeira. Estes têm uma rosca com maior passo e uma ponta acentuada. A bainha é cilíndrica ou cônica.

As parafusadoras sem fio e as furadeiras-parafusadeiras a bateria são ideais para parafusar. Certifique-se de que coloca na sua ferramenta a ponta exatamente adequada para o parafuso. Caso contrário, podem ocorrer deslizes ao aparafusar. Os parafusos “Torx” proporcionam o melhor apoio, os parafusos “Philips” são, de um modo geral, mais adequados do que os parafusos de fenda.

 

Para conseguir os melhores resultados, fure no sentido das fibras da madeira. Ajuste corretamente as rotações. Se as rotações forem demasiado reduzidas, o furo não fica regular. Se as rotações forem excessivas, há o risco de sobreaquecimento da peça, surgindo marcas de queimadura. Coloque a broca de modo preciso.

Fixe a peça com grampos, para que não escorregue ao fazer o furo. Para não danificar a sua bancada de trabalho, use como base um resto de placa no qual possa fazer furos. Para além disso, isto evita que as fibras lasquem ao perfurar os orifícios.

 

Para unir duas peças de madeira com parafusos, abra o furo na primeira peça a receber o parafuso com um diâmetro sempre 0,5 a 1 mm maior do que o diâmetro do parafuso. O furo na peça a ser aparafusada, pelo contrário, deverá ser sempre 1 mm mais pequeno. Desta forma, a rosca consegue aderir bem à peça.

Caso esteja a utilizar parafusos de cabeça escareada, afunde o furo até uma profundidade suficiente para que a cabeça do parafuso desapareça totalmente neste.

Como escolher uma parafusadeira para móveis

A parafusadeira é uma ferramenta elétrica que aperta ou afrouxa parafusos de forma rápida e sem demandar esforço do trabalhador. Existem diversos modelos de parafusadeira, cada qual com uma voltagem diferentes — quanto maior sua voltagem, maior a potência do equipamento. Portanto, é fundamental sempre levar em conta a potência mais compatível com o tipo de trabalho realizado.

Outro fator que deve ser observado ao escolher uma parafusadeira é o tipo de bateria utilizado pela ferramenta. Isso porque cada modelo apresenta uma capacidade de trabalho e tempos de recarga variados.

Buchel Store

A Buchel Store é uma loja com grande experiência e atuação no ramo de produtos e assistência técnica de equipamentos para jardinagem, casa, florestas e construção. Trabalha com diversas marcas de renome internacional e alta qualidade oferecendo revenda e assistência técnica da Husqvarna, Makita, Tramontina, Karcher, Garthen, Trapp, Motomil e muito mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Search