skip to Main Content
Como Cuidar Do Seu Gramado E Ter Uma Grama Linda E Verde O Ano Todo
(Post atualizado em: 16/12/2016)

Grama ou gramado precisam de atenção constante por parte dos donos de casas, residências ou campos rurais. Por vezes o jardim pode fazer parte do conjunto, o que requer ainda maior cuidado. Em termos práticos o principal aspecto a ser observado no que tange ao gramado consiste no clima e no corte de grama.

Uma das principais necessidades dos clientes da Buchel Store são as ferramentas e acessórios para manutenção de jardinagem e paisagismo. Confira as dicas que separamos!

Esse gosta de grama! Brincadeira, os móveis estão revestidos com grama sintética, mas só ficariam bonitos em um gramado muito bem cuidado, não é?

Não se pode ignorar o fato de que em terras nacionais existem grandes variações climáticas de acordo com a região. De forma prática o Brasil tem condições em nível excelente no sentido de manter a grama de forma qualitativa. Entretanto, as características do plantio se relacionam de forma direta ao desenvolvimento da grama. Existe constante necessidade de manutenção, ou seja, plantar e observar não são os únicos procedimentos.

Atenção com as ervas daninhas

Cuidar de plantas invasoras é fundamental para a manutenção de gramados e jardins

Cuidar de plantas invasoras é fundamental para a manutenção de gramados e jardins

De acordo com grande parte dos especialistas as ervas daninhas representam um verdadeiro tormento para quem quer deixar o gramado com características qualitativas em termos de visuais. Isso não apenas por causa da estética, como também em consequência de lavras e insetos que ficam atraídos por conta da presença daninha. O conjunto em geral traz danos a se considerar de forma negativa em consequência do nível de acidez que existe na terra.

Interessante notar que de acordo com o clima oi nível de degradação por causa da presença de ervas daninhas existe a necessidade de usar o calcário no sentido de corrigir as imperfeições. No que tange ao conjunto de regras da rega interessante regar de forma diária nos dois primeiros meses após a semeação, a não ser nas manhas que amanhecem chuvosas. Vale ressaltar que durante as épocas quentes do ano a rega deve acontece duas vezes ao dia nos períodos mensais que iniciam o processo de semeação.

Procure se precaver contra as pragas desde o início. Vale ressaltar que os herbicidas precisam ser colocados antes que comece a prosperar o conjunto de ervas daninhas – fato que deve ser levado em consideração de forma principal em zonas de gramas que são grandes, como no caso dos campos de futebol ou de golfe. O começo da primavera representa melhor momento para fazer esse tipo de proteção.

Fertilizantes, a chave para manter gramados e floreiras sempre verdes e vivos

Assim como todos os tipos de plantações que são geradas em ação da semeação existe a necessidade de adubar, o que varia de forma considerável de acordo com o clima local. Fertilizantes para jardins e floreiras devem ser escolhidos corretamente, com a ajuda de um especialista. Lugares que são conhecidos por causa da constante força das luzes solares demandam de maior atenção quanto a quantidade, assim como nos momentos frios do ano, ocasiões nas quais existe a necessidade de evitar a queda de força e existência de ressecamento.

Conforme indica fóruns de notícias conhecidos por ter opiniões de especialistas em cuidar de gramado o ato de adubar deve acontecer em cobertura que excede um centímetro da quantidade de terra em mescla. Após fazer o processo de adubagem existe a necessidade de regra por um mês até que o excesso de mistura não fique perceptível aos olhos. Para fazer esse tipo de manutenção e permanecer com o gramado em condições de nível excelente mantenha o adubo misto pelo menos uma vez por ano composto por húmus.

Momento certo para cortar a grama

preparar-jardim-primavera-buchel-store

O trabalho de jardinagem, com as ferramentas corretas, é a melhor forma de ter um jardim ou espaço público bonito

Quem acha que as luzes solares são fatores elementares no que tange a necessidade de cortar a grama se engana? De fato, grande parte dos especialistas indica que a necessidade de cortar varia de acordo com a chuva, visto que quanto maior a quantidade de água mais chances existem não apenas de crescer o gramado como também de evoluir a presença de ervas daninhas que precisam de corte emergencial para não prejudicar a estrutura do solo.

Meteorologistas e biólogos entram em convergência no aspecto teórico ao afirmar que quando existem períodos prolongados de chuva aumenta a chance de o gramado crescer em proporções além do usual. Por consequência do trabalho excessivo da grama existe a possibilidade de aumentar as chances dos períodos de seca. Nesse sentido, quando chove em excesso existe a necessidade de fazer o corte em cada duas semanas, contrário o conjunto continua a crescer e demonstra secagem em excesso, o que pode ser custoso em termos de tempo para fazer a recuperação.

Vale ressaltar que no caso de existência do clima seco ao excesso nas épocas frias do ano as folhas possuem menos intensidade para crescer, por esse motivo existe menor necessidade de fazer a poda. Entre o público em geral não existe opinião direta no que tange ao tipo de tamanho, embora a média em geral aponte que oito centímetros consistem no diâmetro ideal para manter o verde cristalino e saudável. De qualquer maneira, jamais dispense a opinião de especialistas ou vizinhos que possuem gramados há longos anos para fazer a composição da sua estrutura.

Atenção! Jamais corte o gramado em excesso, o que pode prejudicar o núcleo do gramado a por consequência prejudicar no crescimento futuro. Especialistas indicam não ultrapassar a cada dos um terço da estrutura. Procure fazer alternação em termos de padrão da poda. De forma prática o consiste em geral representa em não repetir o corte ao mesmo lado.

Quem faz a limpeza da grama cortada que fica no gramado provoca um grande erro em termos gerais. Isso porque os resíduos do gênero servem para aumentar o nível de nutrientes e favorece de forma direta no desenvolvimento da grama em tempos futuros. Outro ponto que pode ajudar e não pode ser retirado da estrutura está no conjunto de folhas que caem do outono.

Melhores cortadores de grama

Separamos aqui uma pequena lista dos melhores modelos de cortadores de grama elétricos e a gasolina oferecidos por nossa loja com excelentes preços. Você pode comprar esses equipamentos em nossa loja virtual ou visitando uma de nossas lojas em Porto Alegre/RS ou São Leopoldo/RS. Aproveite as promoções de frete grátis. Confira também a seleção de cortador de grama para jardim pequeno, incluindo algumas opções de aparadores elétricos baratos.

Cortador de Grama Elétrico Makita ELM3710BK

Cortador de Grama Elétrico Makita ELM3710BK na Buchel Store

Cortador de Grama Elétrico Makita ELM3710BK

3 níveis de altura de corte.

Alça para fácil transporte.

Alavanca de fácil operação.

Caixa coletora leve.

Estrutura de plástico.

Veja mais modelos de cortadores de grama elétricos

 

O cortador de grama LC140 Husqvarna

O cortador de grama LC140 Husqvarna

Cortador de grama a gasolina LC140 Husqvarna

Cortador de grama fácil de usar, apropriado para pequenos jardins e não tão pequenos! Equipado com plataforma de corte de aço, empunhadura suave e robusto.

Tem motor potente, pronto para encarar os mais diversos gramados.

Outras características incluem ajuste de altura de corte central e rodas com rolamentos de esferas, garantindo fluidez e qualidade.

Veja também outros modelos de cortadores de grama a gasolina

Trator Cortador de Grama Husqvarna YTH22V46

Trator Cortador de Grama Husqvarna YTH22V46

Trator Cortador de Grama Husqvarna YTH22V46

Seu tamanho compacto torna fácil de manobrar e necessita de menos espaço para seu armazenamento. Características tais como ajuste de altura de corte, assento ajustável e um volante ergonômico torna este trator simples e confortável de operar. Todos os tratores possuem transmissões hidrostáticas para suave, variável para frente e ré.

Tecnologia de indução de ar que melhora a roçada e o fluxo de ar dentro da plataforma, garantindo um corte limpo consistente o tempo todo. Para maior versatilidade, todos os modelos podem ser equipados com uma gama de acessórios rebocáveis e kit mulch para a fertilização gramado eficaz.

Além de oferecer várias opções de preços e formas de pagamento, a Buchel Store também oferece mini trator cortador de grama usado no RS, fale com nossa equipe em Porto Alegre e São Leopoldo para conferir as opções de equipamentos usados no momento.

Consórcio Giro Zero Husqvarna Z248F entre em contato e saiba o preço

Giro Zero Husqvarna Z248F – entre em contato e saiba o preço

Giro Zero Husqvarna Z248F

O mecanismo do Giro Zero permite que o equipamento gire em seu próprio eixo. A direção hidráulica exclusiva permite que seu cortador Giro Zero faça manobras precisas, assim, você se livra das marcas deixadas no terreno pelas manobras e nenhuma parte do terreno fica sem corte.

O modelo Z248F é um dos cortadores de grama Giro Zero com maior custo benefício, tendo seu preço menor que os demais modelos. Oferece design inovador e compacto, desempenho comprovado e novas funcionalidades inovadoras combinam para fazer a manutenção do gramado.

Confira também os demais modelos de cortadores de grama Giro Zero, o PZ60 e o MZ52.

Irrigação

Irrigação é fundamental para ter um gramado verde o ano todo

Irrigação é fundamental para ter um gramado verde o ano todo

Melhor momento para fazer a rega se encontra de dia, de preferência nas manhãs, entre cinco e nove horas, quando o sol ainda não se encontra presente de forma plena e por consequência não absorver a quantidade de água que serve para nutrir o gramado.

Se não houver chuva, o gramado deve ser irrigado duas vezes por semana, com 10 a 15 milímetros cada vez. Se a grama continuar a receber quantidade insuficiente de água, o sistema de raízes é forçado para a superfície onde a água está e, consequentemente, a grama fica ainda mais sensível à estiagem. Use um pluviômetro para verificar a quantidade de água que passou no seu gramado. Além disso, adapte a taxa de fornecimento de água para o tipo de solo em que o gramado está, garantindo que a água tenha tempo de ser absorvida enquanto a irrigação estiver em andamento.

Dicas de como regar o gramado corretamente

  • o solo deve ser irrigado antes que fique completamente seco
  • se a grama enrolar as folhas, está na hora de regar
  • se, ao caminhar sobre o gramado pela manhã, as marcas do seu andar deixarem pegadas, é sinal de falta de água
  • o melhor momento para irrigar é pela manhã
  • em dias muito quente, uma irrigação à tarde e à noite é também benéfica
  • em gramados recém plantados, uma leve irrigação deveria ser feita nas horas mais quentes do dia
  • o excesso de água também poderá ser prejudicial. Nos meses frios, diminua a intensidade e a frequência da regas
  • não esqueça que às mangueiras de jardim podem ser acoplados aspersores, que possibilitam uma irrigação mais uniforme e menos trabalhosa

Buchel Store

A Buchel Store é uma loja com grande experiência e atuação no ramo de produtos e assistência técnica de equipamentos para jardinagem, casa, florestas e construção. Trabalha com diversas marcas de renome internacional e alta qualidade oferecendo revenda e assistência técnica da Husqvarna, Makita, Tramontina, Karcher, Garthen, Trapp, Motomil e muito mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Search