skip to Main Content
Como Cuidar De Um Jardim Como Um Profissional
(Post atualizado em: 20/02/2017)

Cuidar de um jardim exige conhecimento do que e quando fazer, as ferramentas certas e muito carinho. Seja para cuidar das plantas na área da piscina, do gramado ou das flores, a manutenção e o acabamento de seu jardim pode ser uma tarefa bem exigente e requer muita atenção. Confira abaixo algumas dicas de como cuidar do jardim para deixá-lo vistoso e saudável.

Corte a grama regularmente

A grama é um dos pontos altos de todo jardim. A frequência do corte dependerá do tipo de grama escolhida. Evite deixá-la muito alta, pois isso interfere negativamente no desenvolvimento das demais plantas. Assim que apará-la, retire a parte que foi cortada para que ela possa respirar e se desenvolver mais rápido.

O uso do cortador de grama cai bem nessas horas. Mantenha-o com as lâminas afiadas e as engrenagens lubrificadas. Isso evita que o aparelho danifique e enfraqueça as plantas. Desenvolvemos aqui uma lista dos melhores cortadores de grama para jardim pequenos, incluindo cortadores elétricos e aparadores de grama, voltados para as bordas e cantos.

Retire as ervas daninhas

As ervas daninhas retiram os nutrientes de suas plantas, então é recomendável retirá-las toda semana. Retire também folhas secas e as gramas que foram cortadas. Aconselhamos que arranque as ervas daninhas assim que as vir. Deste modo, evitará que se propaguem e cresçam muitas mais. Pense que é bem mais fácil arrancar uma por uma se estiverem dispersas e forem poucas. Além disso, se fizer assim evitará acrescentar ao seu gramado produtos químicos que possam estragá-lo ainda mais.

Mas é claro, se você estiver diante um jardim mau cuidado ou ainda de um terreno repleto de ervas daninha, propomos utilizar diretamente produtos químicos sobre a erva daninha do jardim, aplicados com um pulverizador para herbicida. Existem diversas técnicas inusitadas para controle, como álcool, vinagre, água quente etc, mas nenhuma delas é melhor e mais rápida que um herbicida seguro pata gramados ou jardins. Converse com um especialista e use sempre os equipamentos de proteção ou contrate um profissional.

Recolha as folhas secas com um soprador

O soprador é muito eficiente para retirar folhas e restos de gramas, varrendo-as sem muito esforço. Alguns modelos podem funcionar como aspiradores levando as sujeiras para um saco.

Existem basicamente dois tipos de sopradores: manual e costal. Os sopradores manuais podem ser em encontrados em três diferentes tecnologias: a combustão (gasolina), elétrico ou a bateria.

Já os sopradores costais podem ser encontrados somente a combustão. Em alguns modelos de sopradores, tanto manuais como costais, é possível acoplar um acessório para aspiração e saco coletor, tornando-se possível recolher os resíduos e sujeiras.

Dois excelentes modelos de sopradores é o prático modelo DUB361Z da Makita, soprador manual a bateria 36V com tecnologia CXT, oferecendo mobilidade e grande autonomia, com menos som. Também o Soprador costal Husqvarna 356BTx é uma ótima opção, com grande potência e eficiência.

Faça a poda corretamente das árvores, arbustos e cercas vivas

A poda é uma das maiores aliadas da jardinagem, pois ajuda no desenvolvimento saudável das plantas com a remoção de galhos mortos ou doentes. A melhor época para a poda varia de acordo com a espécie, mas, em geral, pode ser feita durante todo o ano.

As espécies usadas em cercas vivas exigem podas frequentes para manter o formato desejado. O corte deve ser feito pelo menos uma vez por mês com um aparador ou podador de galhos, por exemplo.

O aparador de cerca viva da Makita sugerido tem punho emborrachado com design ergonômico proporciona operação confortável, minimizando a fadiga. Lâmina sem manchas graças ao banho de níquel eletrolítico que proporciona superfície resistente a abrasões e cobertura de longa duração. Proteção contra a quebra da extensão do cabo.

Podar galhos altos

Além da Makita, a Husqvarna tem uma linha de podadores muito eficientes. O podador de galhos altos 327P5x destaca-se por oferecer uma haste desmontável, o que facilita o transporte.

Montado, oferece um alcance que pode chegar a 4 metros, possibilitando a poda de árvores altas em lugares de difícil acesso. É importantíssimo para a segurança também.

Possui baixo peso, sendo projetado para que a posição de trabalho seja confortável, de forma a não prejudicar o operador e melhorar a produtividade. Possui a tecnologia E-TECH® II.

Utilize as ferramentas para jardinagem corretas

Para ter um jardim saudável e bonito, é importante possuir ferramentas que ajudarão no dia a dia como a tesoura de poda, tesoura de grama, regador, pás, vassourão e luvas. Elas são fundamentais para trabalhar no jardim de uma forma prática. Além delas, você também precisará de adubos e sementes de hortaliças e flores.

Use condicionadores para as flores

Ideal para floreiras, os condicionadores são uma mistura de substratos que oferecem o terreno ideal para o desenvolvimento e manutenção de flores. O Condicionador Forth para Floreiras é um ótimo exemplo deste produto. Especialmente desenvolvido para melhorar a retenção e o aproveitamento da água que é o elemento fundamental da planta.

FORTH Condicionador FLOREIRAS deve ser utilizado como base para o crescimento das plantas em vasos, jardineiras e canteiros de flores. Possui em sua formulação FORTH Plantio e FORTH Gel para Plantio, além de um composto esterelizado e com o pH corrigido, não necessitando a adição de qualquer outro produto no momento do plantio. Além do mais, o condicionador para floreiras tem um preço muito barato, contando todo o benefício que você tem para a duração e saúde das flores.

Como usar condicionar para floreira Forth

Tabela de uso de condicionadores Forth para floreiras

Tabela de uso de condicionadores Forth para floreiras

Irrigue as suas plantas regularmente

Regue seu jardim com frequência, mas com cuidado. Algumas espécies não podem ser molhadas toda hora; outras precisam de um pouco mais de água, então é necessário que faça a rega com moderação. Para isso, utilize mangueiras, irrigadores de jardim e regadores.

Onde comprar ferramentas para jardinagem no Rio Grande do Sul

No estado do RS, uma das melhores opções de loja de ferramentas está localizada nas cidades de Porto Alegre e São Leopoldo. A Buchel Store atua desde 1982, sendo uma revenda e assistência técnica premium CLG, única no pais, além de revenda e assistência autorizada Makita, com o selo Makita Pró Especialista. A Buchel oferece os mais variados produtos para manutenção de jardins, gramados, florestas e de uso rural. Entre em contato pelo telefone (51) 3779-5060 em Porto Alegre e (51) 3592-6140 em São Leopoldo e fale com nossa equipe de especialistas.

Buchel Store

A Buchel Store é uma loja com grande experiência e atuação no ramo de produtos e assistência técnica de equipamentos para jardinagem, casa, florestas e construção. Trabalha com diversas marcas de renome internacional e alta qualidade oferecendo revenda e assistência técnica da Husqvarna, Makita, Tramontina, Karcher, Garthen, Trapp, Motomil e muito mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Search