skip to Main Content
Como Cuidar Bem Do Gramado Nas 4 Estações
(Post atualizado em: 20/02/2017)

A adubação, horários de rega e intervalos de poda serão diferentes e necessários para se obter um jardim bonito nos doze meses do ano. Além disso, utilizar as ferramentas de jardinagem corretas para sua poda contribui para que as folhas não sejam danificadas. Confira abaixo as principais dicas de como ter um gramado bonito nas quatro estações do ano.

Não se pode negar que cada estação do ano tem características peculiares e interferem de maneira diferente no crescimento das plantas. Com a grama a situação não é diferente. Para mantê-las sempre verdes e vistosas é necessário adequar os cuidados para cada estação do ano.

Separamos aqui indicações separada por estações sobre como cuidar do gramado bem:

Como cuidar do gramado no Verão

As típicas chuvas de verão e o calor predominante da estação quente favorecem o crescimento da grama. Por isso, nesse período é importante apostar nas podas constantes. Porém, não é recomendado fazer esse tipo de manutenção após a chuva, o que favorece a compactação da terra e dificulta a absorção de ar pelo solo. No final da estação é necessário preparar o gramado para a chegada do friozinho do outono, com um adubo próprio. Aqueles ricos em nitrogênio favorecem o seu crescimento.

Cuidados com a grama no Outono

Nessa estação considerada a transição entre a estação mais quente e a mais fria, o gramado começa a se preparar para enfrentar o inverno e o seu crescimento é menor se comparado à primavera e ao verão. Nesse período, recomenda-se regar a grama pela manhã, para que ela não sofra ainda mais com as baixas temperaturas noturnas. Uma boa dica para ajudar o gramado a suportar o clima do inverno é começar a prepará-lo no final do outono com a aplicação de adubos ricos em potássio.

Como cuidar do gramado no Inverno

Para sobreviver aos dias frios e de menos horas de luz, característicos do inverno, a grama entra em dormência vegetativa. Devido a isso, as regas devem ser feitas de duas a três vezes na semana. Na dúvida se está na hora de regar, observe suas folhas. Se elas estiverem enrolando, significa que precisam de água. As podas devem ser mais espaçadas e é bom retirar os resíduos resultantes das podas para evitar fungos.

Como cuidar da grama na Primavera

No período mais alegre e colorido do ano, é importante estar atento a algumas particularidades da estação. É nessa época que a grama sai do período de dormência e começa a se desenvolver com muita velocidade. Para que ela cresça bonita, é importante adubá-la com fertilizantes próprios para grama. Siga corretamente as informações do fabricante e não se esqueça de regar após a aplicação, isso evitará que ela se queime.

Mas, nem só as gramas crescem na primavera, nesse período as ervas daninhas podem atacar seu gramado. A melhor maneira é retirá-las de maneira manual, arrancando até a raiz. A grama deve ser regada todos os dias, com pouco volume de água, no período da manhã ou noite.

Outra dica para manter o gramado bonito e saudável é: não deixe que ele ultrapasse cinco centímetros. Para isso, conte com o cortador e com aparador de grama. Agora que você já sabe como ter um gramado bonito nas quatro estações do ano, visite a Buchel Store e aproveite as melhores ofertas em equipamentos para jardim.

Cortador de grama ou aparador, qual é o melhor?

Seja na primavera, verão, outono ou inverno, as podas são necessárias para a manutenção do gramado, principalmente se o objetivo for por àquela aparência de tapete. A escolha do equipamento certo para o seu gramado vai depender do tamanho do terreno, se há recortes ou obstáculo, como árvores e canteiros, e se há irregularidades no solo. Abaixo vamos dar mais detalhes de cada equipamento. Vamos lá!

Cortadores de grama

Esse equipamento proporciona um corte mais rente ao solo, por isso é mais indicado para terrenos planos e grandes, com mais de 100 metros. No mercado é possível encontrar modelos com coletor de grama, que facilita e adianta o trabalho de limpeza. Além disso, possuem diferentes tipos de regulagem de altura e diferentes potências. A Buchel oferece cortadores de grama elétricos, a bateria, a gasolina com diferentes modelos, preços e capacidades.

Aparador de grama

Diferente do modelo anterior, o aparador de grama é mais indicado para áreas pequenas e com muitos recortes. São ótimos para dar acabamento próximo a muros, calçadas, árvores e canteiros. Geralmente ele complementa o serviço de um cortador de grama. Ideal para substituir o trabalho manual sem necessitar que o operador fique abaixado.

Recomendamos o aparador de grama a bateria da Makita modelo BUR181Z tem motor elétrico com uso de baterias lítio de alta tecnologia com excelente autonomia de trabalho. A Makita é líder mundial em ferramentas a bateria e garante a qualidade, especialmente com o selo de Makita Pró Especialista da Buchel Store. Mas se você procura um aparador de grama de menor valor, oferecemos o cortador de grama mais barato, da Trapp de 1000W.

Se você busca assistência técnica autorizada para cortadores de grama em Porto Alegre e região metropolitana, fale conosco. A Buchel Store oferece o serviço de manutenção e conserto para cortadores de grama Husqvarna, Tramontina, Makita, Trapp,

Buchel Store

A Buchel Store é uma loja com grande experiência e atuação no ramo de produtos e assistência técnica de equipamentos para jardinagem, casa, florestas e construção. Trabalha com diversas marcas de renome internacional e alta qualidade oferecendo revenda e assistência técnica da Husqvarna, Makita, Tramontina, Karcher, Garthen, Trapp, Motomil e muito mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Search