Como Usar Rocadeira A Gasolina
(Post atualizado em: 13/04/2017)

Confira as dicas de alguns cuidados que você deve ter na hora de usar sua roçadeira a gasolina. São procedimentos para você aumentar a vida útil de seu equipamento, independente se seu uso é profissional ou somente na sua propriedade. A Buchel oferece toda a linha de roçadeiras Husqvarna e Makita, além do serviço de assistência técnica autorizada.

Como ligar uma roçadeira a gasolina

Diferentemente de uma roçadeira elétrica a bateria, roçadeiras a gasolina tem diversos detalhes na hora de ligar e iniciar seu funcionamento.

Basicamente, é o mesmo procedimento que ligar uma motosserra.

Aprenda como ligar uma roçadeira a gasolina no passo a passo abaixo:

Posição para ligar

Ligar ela no chão, sempre apoiada e com o aparelho de corte livre de obstáculos. Nunca funcionar o motor da roçadeira com ela no ar ou já presa no cinto. Além de ser muito mais difícil, o aparelho de corte fica solto no ar e pode acabar atingindo alguém ou algo que você não quer.

Puxando a Cordinha

O sistema de ignição (a famosa “cordinha”) normalmente tem uma folga antes de rodar o motor da roçadeira. Nunca puxe a ignição desde o começo, dando um tranco nessa folga, pois isso pode comprometer o sistema. Se estiver na dúvida, puxe devagar até escutar o barulho do motor girando, e aí sim puxe de uma vez, forte e continuamente até o final.

Purgador de ar

Alguns modelos de roçadeiras possuem um botão que aciona o purgador de ar do carburador, eliminando o ar da linha de combustível. Antes de usar sua roçadeira, este botão deve ser pressionado pelo menos 10 vezes. E ele só pode ser utilizado no procedimento de partida a frio.

Usando o Afogador

Principalmente se o motor da sua roçadeira estiver frio (pelo menos 15min desligado), o afogador deve ser acionado. Basta desligar o afogador e puxar a corda novamente.

Marcha Lenta

Se você ficar sem acelerar e a roçadeira continuar morrendo, pode ser necessária a regulagem da marcha lenta. Quando o acelerador é acionado, um cabo acelera o motor por meio de um mecanismo. Existe um parafuso nesse mecanismo que regula a marcha lenta, basta apertar o parafuso até que o motor fique estável na marcha lenta. (vide foto abaixo).

Como desafogar uma roçadeira

Aprenda neste vídeo como desafogar o motor de uma roçadeira a gasolina.

Cinto para Roçadeira Husqvarna

Os cintos e cinturões são fundamentais para o uso correto da roçadeira, pela ergonomia, qualidade do trabalho, produtividade e segurança. Elaboramos aqui uma lista com os cintos para roçadeiras Husqvarna, explicando as características de cada modelo e aplicação. Veja o vídeo abaixo sobre como ajustar o cinto de roçadeira:

Aceleração

Não pense que você está pilotando uma moto de corrida. Você consegue imaginar um carro ou moto andando sempre com o giro no máximo? Pois é, esse princípio se aplica à sua Roçadeira também e é um dos erros mais comuns na hora de manusear seu equipamento.

Então existe a rotação perfeita? A resposta é sim e não. Isso porque a rotação vai depender do tipo de vegetação e aparelho de corte (fio ou lâmina, falaremos mais sobre isso depois) que você está usando. O ideal é achar uma rotação constante que faça o trabalho, quanto menor o mato, menor deve ser a rotação.

Acelerando e desacelerando sempre? Variações na rotação sempre vão acontecer mas a recomendação é que você tente manter o mínimo de variação, portanto não fique acelerando e desacelerando constantemente. Isso porque, cada vez que você acelera e desacelera, todo o conjunto trabalha e se move, podendo te levar a uma oficina antes do tempo.

Esse está longe de ser o guia definitivo ou a verdade absoluta. Apenas reunimos informações de técnicos e fabricantes de roçadeiras para facilitar sua vida. Aguarde que as próximas partes terão mais informações sobre o funcionamento e os cuidados que se deve ter com a sua roçadeira.

Limpeza e Lubrificação da roçadeira

A manutenção de uma roçadeira a gasolina exige determinados cuidados para o seu correto funcionamento.

Filtro de ar da Roçadeira

Um ponto importante é a limpeza do filtro de ar. Como todo o motor a gasolina, seja de 2 tempos ou 4 tempos, existe um filtro de ar que fica sujo com facilidade, principalmente quando falamos de roçadeira que está sempre trabalhando em contato com poeira, mato, etc. A recomendação é que o filtro seja limpo diariamente, após o uso.

Como o filtro é basicamente uma esponja, você pode lavar apenas com água e sabão, e após enxaguado e seco já está pronto para uso de novo. IMPORTANTE: Cuidado para não deixar ele molhado, com risco de danificar o motor.

Lubrificação da Ponta

Estima-se que a cada 30 horas de uso seja necessária a lubrificação da ponta. Logo acima de onde você fixa a lâmina ou o carretel de nylon, existe um parafuso que dá acesso à engrenagem. Esse parafuso deve ser removido e uma graxa de rolamento deve ser colocada para aumentar a durabilidade dessa parte.

Melhor gasolina para roçadeira

Sempre Gasolina Comum. Mas a gasolina aditivada não seria melhor? Nesse caso, não. RoComo o nome diz, gasolina aditivada contém diversos aditivos que podem ser “impuros” para o motor da sua roçadeira, fazendo com que ele possa ser danificado antes do tempo.

Mistura de óleo 2 tempos

Importante sempre respeitar a proporção indicada. Na maioria dos casos o óleo 2 tempos deve ser misturado com a proporção de 25:1, ou seja, 25ml de gasolina para 1ml de óleo. Normalmente essa informação vem no rótulo, mas na dúvida, sempre é bom se informar sobre a marca específica que você está comprando. Caso coloque muito óleo, sua roçadeira vai carbonizar o motor, causando perda de eficiência. Caso use pouco, ela não irá lubrificar e o motor pode fundir.

Lâminas de Corte e Fio de Nylon

Esse é um tópico que costuma causar muita dúvida. Quando usar Lâmina para Roçadeira? Qual a Lâmina ideal para Roçadeira? Quando usar o Fio de Nylon na minha Roçadeira?

Lâminas de Corte para Roçadeira

São os equipamentos ideais para usar na sua Roçadeira. Por serem geralmente mais leves e cortarem mais fácil, forçam menos o motor e possuem mais eficiência. Com alguma pesquisa é possível encontrar vários modelos. Mas então, qual usar e quando usar?

2, 3 e 4 Lâminas

O mais comum é encontrarmos as lâminas de 3 pontas, com um formato parecido com uma estrela. O uso dessas lâminas é indicado para grama alta, mato, capim, braquiaria, mamona, etc. Importante saber que quanto maior o número de pontas, mais grossa a vegetação que poderá ser cortada com eficiência.

Como Afiar a Lâmina da Roçadeira

Como toda a lâmina de corte, após algum tempo de uso será necessária a sua afiação, sempre com a lâmina desmontada. Na hora de afiar a lâmina da sua roçadeira é muito importante que se observe se a largura das pontas ficará igual, principalmente se for usado um esmeril ou algo parecido, pois se as lâminas ficarem com peso diferente isso gerará vibração em sua roçadeira, causando problemas em todo o conjunto de transmissão e também no motor.

Lâminas de Serra

Essas lâminas são indicadas para corte de pequenas árvores. Normalmente são encontradas com 40 dentes e 80 dentes. Ambas são para a mesma aplicação, sendo que quanto mais o número de dentes, menos será forçado todo o mecanismo de corte.

Fio de Nylon para Roçadeira

O fio é indicado principalmente para fazer acabamentos e cantos onde há o risco de danificar a lâmina. Pode ser usado em gramados muito baixos também, porém recomenda-se usar a lâmina sempre que possível. Caso sua roçadeira não tenha o corte do fio automático (uma pequena lâmina que fica na proteção, perto do aparelho de corte), é também importante que o fio não fique muito grande para não forçar seu equipamento. Basta tomar como base o tamanho de uma lâmina ou então algo em torno de 2/3 da palma da sua mão.

Como trocar o fio de nylon de uma roçadeira Husqvarna

Veja neste vídeo como trocar o fio de nylon do carretel de sua roçadeira Husqvarna.

Assistência técnica roçadeira em Porto Alegre

Porto Alegre

Loja e Assistência técnica de ferramentas em São Leopoldo: Husqvarna, Makita, Tramontina, Trapp, Pramac e muitas outras;

Loja e Assistência técnica de ferramentas em São Leopoldo e Porto Alegre

Endereço: Avenida Sertório, 5485, Bairro Jardim Lindóia, Porto AlegreCom 32 anos de experiência atendendo toda a região metropolitana do RS, a Buchel Store oferece o serviço autorizado de manutenção de toda a linha de ferramentas da Husqvarna, Makita, Buffalo e demais fabricantes. Em Porto Alegre conta com uma loja especial. Confira o endereço e forma de contato ou clique aqui para preencher o formulário:

  • Telefone: (51) 3779-5060
  • Horário de funcionamento: de Segunda à Sexta das 8h30 às 18h e Sábado das 9h às 12h

São Leopoldo

Endereço: Avenida Getúlio Vargas, 2015 – Bairro Vicentina, São Leopoldo – Telefone: (51) 3592-6140

Buchel Store

A Buchel Store é uma loja com grande experiência e atuação no ramo de produtos e assistência técnica de equipamentos para jardinagem, casa, florestas e construção. Trabalha com diversas marcas de renome internacional e alta qualidade oferecendo revenda e assistência técnica da Husqvarna, Makita, Tramontina, Karcher, Garthen, Trapp, Motomil e muito mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search